Documentos Necessários para Viagem Internacional

Guia completo sobre documentos para viagem internacional. Confira também os documentos de viagem nacional

Não adianta montar o melhor roteiro de viagem, reservar os dólares e comprar as passagens se não tiver com os documentos para uma viagem internacional validados. Se você não tiver um passaporte e visto americano, não será possível passar as férias em Orlando. 

Para te ajudar com a papelada, confira um guia completo sobre os documentos para uma viagem internacional. Veja o passo a passo de como tirar o passaporte, visto americano e certificado internacional de vacina. Anote todas as informações para driblar qualquer tipo de perrengue durante seu planejamento de viagem. 

Documentação é um item muito importante na sua viagem. Tome cuidado e não deixe para tirá-los em cima da hora.  😉

 

✈ Documento de Viagem

Para fazer qualquer tipo de viagem, é necessário estar portando algum tipo de documento. Das mais simples, como viajar de ônibus para uma cidade vizinha a sua, até as mais especiais, que é conhecer um outro país. 

Neste guia, vamos te ajudar a tirar os documentos para viagens internacionais. Por mais que o blog seja voltado para viagens a Orlando, essas regras funcionam para passeios em todos os lugares dos Estados Unidos. 

 

Documentos para Viagem Internacional - passaporte

 

📃Documentos para Viagem Internacional

Uma viagem internacional é muito especial. Para momentos como esses, é necessário ter alguns documentos específicos. O principal deles é o passaporte e o visto. Sem esses dois, não é possível entrar nos Estados Unidos e na maior parte dos países do mundo. 

Veja a seguir como tirar esses e outros documentos importantes para a sua próxima viagem internacional. Não será possível iniciar o seu planejamento de viagem sem eles. 😉

 

↳ Checklist de Orientações dos Documentos para Viagem Internacional

Antes de te passar o passo a passo para ter os documentos obrigatórios para uma viagem internacional, aqui vai uma lista com cada um deles. É muito importante que você esteja “ok” com cada um dos itens abaixo. 

  • Documento válido e em bom estado: obrigatório estar com seu documento regularizado e bem cuidado.
  • Validade do passaporte: passaporte validado, caso contrário, será barrado na imigração.
  • Visto de entrada no país de destino: a maioria dos países exige visto de entrada. Esteja com ele validado, caso contrário, será barrado na imigração.
  • Passagem de retorno ou de saída para outro destino: como você é um residente do Brasil, é obrigatório viajar com uma passagem de volta. Se não tiver, a imigração pode te barrar por suspeita de querer morar no país.
  • Certificado internacional de vacina: importante para não pegar ou transmitir qualquer tipo de doença.
  • Fundo financeiro suficiente para o período de permanência no país: é necessário provar que você tenha condições financeiras para se sustentar durante sua viagem.
  • Seguro viagem internacional: a melhor maneira para proteger você e seus bens é contratando um seguro de viagem.
  • Documento e autorização de viagem de menor: qualquer menor de idade precisa de uma autorização especial dos pais para fazer viagens internacionais. 

 

↳ Passaporte

Assista aos vídeos:
Clique e inscreva-se em nosso canal do YouTube

O principal documento para fazer viagens internacional é o passaporte. Sem ele, você não consegue visitar nenhum outro país e nem dar entrada para tirar o visto. 

O primeiro documento que você deve tirar quando estiver planejando sua viagem internacional é o passaporte. Nos tópicos abaixo, confira tudo que você precisa conseguir o seu. Anote! ✍

    • Quantos tipos de passaporte existem? Veja abaixo todos os tipos de passaporte que existem.
      • Passaporte Comum: o mais simples de todos. Esse é o que usamos para fazer viagens internacionais de turismo e estudos.
      • Passaporte Oficial: documento de identidade internacional para pessoas que estão em missões oficiais. 
      • Passaporte Diplomático: passaporte emitido pelo Ministério de Relações Exteriores para pessoas que podem realizar suas atividades em benefício da comunidade brasileira no exterior.
      • Passaporte para Estrangeiros: documento para pessoas que tenha nacionalidade indefinida, estrangeiros legalmente registrados no Brasil, asilados, refugiados, estrangeiros comprovadamente desprovido de qualquer documento de identidade ou de viagem e que não tenha como comprovar sua nacionalidade. 
      • Passaporte de Emergência: um tipo de passaporte dado para pessoas que, comprovadamente, não possam esperar a data de entrega para retirar o documento. Situações de emergência, de acordo com a Polícia Federal, são catástrofe natural, conflito armado, necessidade de viagem imediata por motivo de saúde do requerente, do seu cônjuge ou parente, ajuda humanitária, entre outros. 
    • Como tirar passaporte?  faça o agendamento pelo site da Polícia Federal para escolher uma data e emitir seu documento. Com o dia definido,  preencha o Guia de Recolhimento da União (GRU), com os dados básicos (nome, endereço e documentos). O sistema irá fornecer um número de protocolo e um boleto para o pagamento da emissão do passaporte. Depois de pagar, escolha o posto da Polícia Federal mais próximo da sua casa para emitir e retirar o documento.
    • Documentos para Passaporte: documento de Identificação, CPF, título de eleitor e comprovante de votação/justificativa/pagamento de multa da última eleição, comprovante de reservista (para homens maiores de 18 anos), certificado de Naturalização Original (para estrangeiros naturalizados brasileiros) e comprovante de Pagamento da GRU.
    • Renovar Passaporte: Uma informação importante sobre esse assunto: não há renovação de passaporte. Caso o seu documento está perdendo a validade, é preciso fazer todo o processo de emissão de um novo passaporte. Todo o processo que explicamos acima terá que ser feito novamente. Um novo número será atribuído ao seu documento. O antigo não será mais válido para usar em suas viagens. 

 

↳ Protocolo de Solicitação de Documento de Viagem

O protocolo de solicitação de documento de viagem é, nada mais nada menos, um comprovante do pedido do passaporte na polícia federal. O protocolo é gerado depois de preencher a GRU e fazer o agendamento. 

🌟 Dica de ouro: É muito importante que você leve o protocolo impresso para o dia agendado. Isso deixa o seu atendimento mais dinâmico e rápido. 

 

↳ Visto > Documento para entrada no destino

Para conhecer Orlando e todas as atrações que a cidade oferece, é obrigatório ter um visto americano. É impossível pisar em solo americano sem esse documento. Confira a seguir tudo que você precisa conseguir tirar o seu visto para as próximas férias. 

    • Como tirar o visto para o país onde vou: necessário consultar o consulado do país que pretende visitar. É necessário fazer o cadastro, pagar as taxas necessárias e fazer a entrevista. Cada consulado possui um valor de taxa diferente e um tipo de entrevista diferente. 
    • Como tirar visto americano: a primeira etapa é o preenchimento da do Formulário Online DS-160. Nossa dica é ter em mãos todos os seus documentos, incluindo passaporte e vistos anteriores (caso tenha). Depois do preenchimento do formulário, efetue o pagamento da taxa de solicitação de visto (MRV). O valor é de US$ 160. Após o pagamento, chegou o momento do agendamento. Serão duas datas: uma para tirar a foto e coleta de digitais e a outra para a entrevista. A coleta acontece na CASV (Centro de Atendimento ao Solicitante do Visto), e a entrevista no Consulado Americano. 
    • Documentos para visto americano: comprovantes de pagamento do visto, comprovante de agendamento e o formulário DS-160, passaporte e documentos de identificação. Nossa dica em relação a documentos é levar comprovantes que asseguram seu vínculo com o Brasil. Carteira de trabalho, vínculo com empresa onde trabalha, declaração de escola ou universidade.
    • Renovar visto americano: De início, o processo é o mesmo. Pelo site do Consulado Americano, você preenche o Formulário DS-160, paga a taxa e agendar a coleta de digitais e fotografia. Na maioria dos casos, o oficial consular opta por não fazer a entrevista. Apenas em exceções. Pelo fato de já terem seus dados, o processo é mais curto. 

 

↳ Documento de Vacina para Viagem Internacional

Muitos países obrigam que seus turistas estejam devidamente vacinados para não ter o risco de transmitir ou contrair doenças. Nada seria mais frustrante do que perder uma viagem para os Estados Unidos por conta disso.

Para visitar Orlando, o governo americano não exige nenhuma vacina específica. Se seu voo for direto, não terá problemas com isso. Porém, alguns países na América do Sul e Central exigem o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP). É muito importante checar se no lugar onde for fazer escala exige vacinas. 

📢 Fique ligado: Mesmo que não saia do aeroporto, é importante não correr o risco. Países como Panamá e Bolívia exigem a vacinação de febre amarela. E esses são alguns dos países que são escalas para Las Vegas. 

 

↳ Autorização de Viagem Internacional para menor

É cada vez mais comum jovens menores de idade fecharem pacotes em companhias de viagens. Para esses jovens, é necessário um documento que autoriza menores de idade viajarem sem a companhia dos pais. 

O documento se chama Formulário Padrão de Autorização de Viagem Internacional. Além do preenchimento, é necessário que a assinatura dos pais seja reconhecida por autenticidade. As autoridades são muito rigorosas com esse formulário. Confira as informações que você deve saber sobre a autorização:

    • Será necessário duas vias do formulário. Um que vai ficar com as autoridades no aeroporto no momento que você embarcar, e o outro fica com você durante a viagem. Pode ser que eles peçam esse documento no aeroporto nos Estados Unidos.
    • O formulário não é necessário se o menor de idade estiver acompanhado por um parentesco maior de idade. Se estiver com os pais, tios ou avós, esse documento não será necessário. 
    • Em caso de filhos adotados, os pais também terão que portar “alvará judicial com autorização de viagem expedido nos termos do §9o, art. 52, do Estatuto da Criança e do Adolescente, com a redação dada pela Lei no 12.010/09”. 

 

↳ Documentação animais viagem Internacional

Atualmente, os pets são muito mais que um simples animal de estimação. Eles fazem parte da família. Isso faz com que muitas pessoas queiram levar seus cachorrinhos ou gatos para viagens internacionais. Mas para realizar esse sonho, será necessário alguns documentos muito especiais. 

Depois que comprar a passagem para sua viagem, será necessário entrar em contato com a companhia aérea para informar a vontade de levar seu pet. A empresa precisará saber tamanho, peso, comportamento, disponibilidade de espaço e qual caixa deverá usar no dia do embarque. 

Além disso, os principais documentos para você levar seu animalzinho com segurança são o CVI (Certificado Veterinário Internacional) e o Passaporte para Cães e Gatos, os dois são expedidos pelo  Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Esses são um pouco mais trabalhosos e demanda antecedência. 

Os outros documentos serão feitos pelo veterinário do seu pet. Ele precisará emitir um atestado de saúde para viagens. Apenas o médico que faz as consultas do seu animal pode fazer essa autorização. 

O último item da listinha de documentos para viajar com seu pet é a carteira de vacinação. Todas as vacinas devem estar em dia, principalmente a antirrábica, exigida em todos os países, não apenas Estados Unidos. Quando seu animal de estimação toma essa vacina, o veterinário te entrega um laudo e é necessário apresentar no embarque. 

📢 Se programe antes: a palavra de ordem para você é ir atrás desses documentos´é: antecedência. Afinal, eles não são emitidos rapidamente. Dessa maneira seu animalzinho de estimação irá te acompanhar em um dos momentos mais legais da sua vida.

 

📜 Documentos para embarque internacional

O momento do embarque é aquele que realmente bate o frio na barriga da viagem. É quando vai entrar no avião. É quando a ficha cai e não tem mais como voltar atrás. E para não errar, veja quais os documentos necessários para fazer o embarque. 

 

↳ Documentos Necessários para Viajar de Avião > Exigência ANAC e OACI

O momento de entrar no avião é um dos mais tranquilos da viagem. Não é necessário mostrar todos os documentos e papeladas, quase nada de burocracia. Confira quais os documentos necessários na hora do embarque no avião para cada tipo de pessoa. 

    • Documentos necessários para viajar de avião com menor 
      • Se tiver acompanhado dos pais ou maior responsável, apenas o passaporte; 
      • Se tiver acompanhado apenas com um dos pais, passaporte e autorização;
      • Se tiver acompanhado com maiores responsáveis, passaporte e autorização.
  • Documentos necessários para bebê viajar de avião: apenas o passaporte. 
  • Documento para menor viajar de avião desacompanhado: passaporte e autorização dos responsáveis.
  • Documentos necessários para viajar de avião com animais: CVI (Certificado Veterinário Internacional) e o Passaporte para Cães e Gatos.

 

↳ Documentos necessários para viagem de ônibus > Exigência ANTT

Para quem não tem o orçamento para fazer uma viagem internacional de avião, uma boa alternativa é o ônibus. É possível conhecer os países vizinhos do Brasil indo de ônibus. 

A vantagem das viagens de ônibus é a simplicidade na parte de documentação. E como você está indo para países que fazem parte do Mercosul, a burocracia é menor ainda. Confira a lista de documentos para fazer uma viagem internacional de ônibus. 

    • Documentos necessários para viajar de ônibus com menor: documento de identidade (RG ou Passaporte) acompanhado com um responsável. Menores não têm autorização para viajar desacompanhado. 
    • Documentos necessários para maiores viajarem de ônibus: documento de identidade (RG ou Passaporte).
    • Documentos necessários para bebê viajar de ônibus: documento de identidade (RG ou Passaporte) acompanhado com um responsável. Menores não têm autorização para viajar desacompanhado. 

 

↳ Documentos para viagem de moto internacional

O sonho de muitos é fazer uma viagem internacional de moto. Rota 66, Highway 1 e Atacama estão no imaginário de todo motoqueiro. 

E o mais legal desse tipo de viagem é que a burocracia quase zero. São poucos os documentos que precisam ter em mãos. Portando o documento de identidade (RG e Passaporte), CNH (para andar de moto) e documento de carro. E não se esqueça do dinheiro para o combustível. 

 

↳ Documentos para viagem internacional em cruzeiro

Os cruzeiros é uma das formas das maneiras favoritas do brasileiro viajar. De acordo com o estudo da Cruise Lines International Association, mais de 510 mil brasileiros fizeram esse tipo de viagem. Muitos viajantes procuram cruzeiros que saem da Flórida para fazer passeios pelo Caribe.

A documentação para esse tipo de viagem é igual ao de avião. Passaporte, visto americano, seguro viagem  e os comprovantes de vacinas. Nada de diferente. Sua preparação para cruzeiros saindo da Flórida é igual se visitasse os parques da Disney. 

Documentos para Embarque Internacional

 

💡Dicas para não descuidar dos documentos em viagem internacional

Para reforçar quais são os documentos necessários para uma viagem internacional, confira algumas dicas para destinos diferentes. Independente de qual for seu destino, você estará ciente dos documentos obrigatórios. 

 

↳ Documentos para Viagem aos Estados Unidos

Já foi dito aqui, mas é sempre bom relembrar quais são os documentos necessários para viajar para os Estados Unidos. Veja a lista abaixo e confira se está tudo “ok” para suas férias. 

    • Passaporte
    • Visto de entrada no país
    • Certificado internacional de vacina

 

↳ Documentos para viagem à Europa

Se seus planos de viagem internacional envolvem a Europa, já avisamos que a burocracia com os documentos é bem menor. Por conta da União Europeia, a maior parte dos países do continente não cobra mais visto para turistas

Para conhecer os países mais populares, como Inglaterra, Portugal, Espanha, França e Alemanha, será necessário, apenas, o passaporte e o seguro de viagem internacional. Todos os países exigem que os turistas estejam assegurados e tenha uma condição de cuidar da própria saúde durante a passagem pelo continente. 

 

↳ Documentos de viagem Mercosul > América do Sul

Se seus planos de viagem internacional envolvem a América do Sul, você não terá nenhum problema com documentação. Por conta do Mercosul, acordo entre os países do continente, os brasileiros não precisam apresentar passaporte, apenas o RG. 

Para viajar para a Argentina, Chile, Uruguai, Peru, Colômbia e Paraguai, apenas precisa apresentar o RG. 

 

📄 Documentos para viagem nacional

As viagens nacionais são as mais simples na questão de documentação. Apenas com documentos do cotidiano, você consegue pegar um voo para outro estado do país. 

Para se preparar, confira todas as situações de viagens nacionais. Dessa maneira, você não terá nenhum tipo de problema nas suas próximas férias aqui no Brasil. 

 

↳ Checklist de orientações dos documentos para viagem nacional

Listamos todos os documentos para viajantes de todas as idades. Ficará mais fácil de planejar uma viagem com a família completona. 

    • Adultos: documento de identidade (RG, CNH ou CTPS) ou cópia autenticada do documento ou boletim de Ocorrência, em casos de furto, roubo ou extravio do documento, na validade prevista pelo órgão de segurança.
    • Crianças até 12 anos: documento de identidade e documento que comprove o grau de parentesco do responsável (proibido menores de 12 anos viajarem desacompanhados). 
    • Adolescentes entre 12 e 15 anos: documento de identidade, documento que comprove o grau de parentesco do responsável (caso esteja acompanhado), ou autorização de viagem (caso não esteja com o responsável). 
    • Adolescentes entre 16 e 17 anos: documento de identidade (RG, CNH ou CTPS) ou cópia autenticada do documento ou boletim de Ocorrência, em casos de furto, roubo ou extravio do documento, na validade prevista pelo órgão de segurança. 

 

↳ Documento de autorização de viagem nacional para menor

Para menores de idade que vão viajar sem a companhia dos responsáveis, é necessário uma autorização especial com firma reconhecida em cartório. Sem esse documento, menores de 16 anos não podem viajar desacompanhados. 

Se está planejando a viagem com o menor sem o acompanhamento dos responsáveis, preencha esse documento e evite problemas no aeroporto.  

 

↳ Documentos para embarque nacional

O embarque é um dos momentos mais tranquilos da viagem. Não é necessário mostrar todos os documentos e papeladas, quase nada de burocracia. Apresente apenas o documento de identidade quando chegar no avião e sua entrada também vai ser autorizado.

 

📂Dica extra: Porta documentos de viagem

Uma dica para não perder seus documentos é mantê-los seguros em um único lugar. Sempre que viajo guardo tudo em uma pasta.

Uma outra alternativa é um kit viagem, muito popular entre as pessoas que fecham pacotes de viagem em agências. Eles disponibilizam um pequeno kit onde pode guardar todos os seu documentos. 

Mantenha essa pastinha ou kit de viagem guardados na sua mala de mão, bolsa ou até mesmo uma pochete, um acessório bem simples de ser carregado e não faz tanto volume. 

 

– – – – – – – – – – – 

Gostou deste artigo? Compartilhe com seus amigos ou mande novas sugestões, pois ficaremos felizes em escrever novos conteúdos para você. 

Siga-nos nas redes sociais. 😉 

Documentos para Viagem Internacional > GUIA COMPLETO
Documentos Necessários para Viagem Internacional 1

O guia definitivo com todas as informações e dicas dos documentos para viagem internacional e não passe nenhum imprevisto na hora do embarque. Confira!

Product SKU: OQFO

Product Brand: O Que Fazer em Orlando

Product Currency: USD

Product Price: 1

Price Valid Until: 2030-02-03

Product In-Stock: 1

Editor's Rating:
100

mala-box-servico

Vai viajar? Faça suas reservas com desconto!

Que tal reservar todos os serviços que vão facilitar a sua viagem com descontos de até 60%? Separamos os serviços essenciais que você vai precisar para viajar com tranquilidade. Você garante sua viagem mais barato e ainda ajuda o Blog!

chip-box-servico15%OFF > CHIP internacional de internet 4G ilimitada

COMPRAR CHIP

passagem-box-servico10%OFF > SEGURO de saúde para viagem internacional

COTAR SEGURO

carro-box-servico15%OFF > CARRO para alugar nos EUA pelo WhatsApp

ALUGAR CARRO

hotel-box-servicoDESCONTO > HOTÉIS para reservar pelo Booking

BUSCAR HOTEL

gocard-box-servico60%OFF > GOCARD para entrada gratuita em atrações

VER ATRAÇÕES

ingressos-box-servico10%OFF > INGRESSOS para parques de Orlando

BUSCAR TICKET

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.